Laboratório Geoespacial Livre – UFPR

GeoForAll Iberoamérica

Temos o prazer de anunciar a criação do Grupo GeoForAll Iberoamérica http://wiki.osgeo.org/wiki/GeoForAll_Iberoam%C3%A9rica. Este grupo é resultado da fusão de Grupo Regional para América do Sul e do Grupo Temático para Hispanohablantes de GeoForAll.

Os coordenadores deste novo grupo são Silvana Camboim (Brasil), Antoni Pérez Navarro (Espanha) e Sergio Acosta y Lara (Uruguai), que agora são as referências de contato para qualquer laboratório na América Latina e Caribe, Espanha e Portugal, que queira a aderir à iniciativa.

A lista de e-mail (geoforall-iberoamerica@lists.osgeo.org; http://lists.osgeo.org/cgi-bin/mailman/listinfo/geoforall-iberoamerica) será o meio de contato inicial para todos os novos membros. Todos os membros da região da América Latina podem usar a lista para ajudar a construir ou propostas concretas sobre questões específicas e sugerir ideias para desenvolver. Ele também servirá para divulgar oportunidades de financiamento possíveis eventos FOSS4G regionais, locais ou regionais, etc.

Nossos objetivos são:

  • tornar a educação e oportunidades geoespaciais acessíveis a todos.
  • criar oportunidades para pesquisa e ensino em Ciência Geoespacial Aberta.
  • construir uma infraestrutura global e aberta para ensino e pesquisa.
  • estabelecer parcerias entre academia, governo e indústria em torno da ciência e da educação geoespacial aberta
  • Uma das primeiras iniciativas do grupo é ter uma série de seminários online (webinars) em Espanhol e Português, tendo planejado a primeira ( “Geomática livre para a gestão municipal. A suíte gvSIG e casos de uso “) em meados de setembro.

Nós convidamos você a se juntar a esta iniciativa entrando em contato qualquer um dos coordenadores ou diretamente através da lista de discussão. Todas e todos são bem-vindos.