Laboratório Geoespacial Livre – UFPR

Tradução para português – O mundo dos mapas

Os anos de 2015-2016 foram escolhidos como “Ano Internacional do Mapa” (http://mapyear.org/) . Organizada pela Associação Cartográfica Internacional (ICA) e apoiada pela ONU, é uma celebração global do mapa e de seu papel único em nosso mundo.

Como parte das comemorações, a ICA tomou a iniciativa de criar um livro sobre cartografia e suas aplicações para o público em geral, em especial para as escolas, “The World of Maps” (http://mapyear.org/the-world-of-maps-overview/). Todos os capítulos foram escritos por especialistas voluntariamente sem a cobrança de royalties. Traduções para o Espanhol, Francês e Italiano já estão disponíveis.

Pensando no legado que podemos também deixar para o Brasil durante este ano, chamo à comunidade de cartografia brasileira para criarmos uma tradução desta obra para o português. São 19 capítulos de cerca de 6 a 8 páginas cada um, e o resultado será um arquivo em PDF para ser disponibilizado online.

A ideia é terminar a tradução até dia 15/04 para que lancemos a versão em português no dia 06/05, dia do Cartógrafo.

Como ajudar?

  • Acesse a planilha https://docs.google.com/spreadsheets/d/1SxpDEt7md–NiPamrIDwl7PSpNr_uPVtVUrwyhcgDNE/edit?usp=sharing e coloque seu nome no capítulo que deseja traduzir. Você pode se juntar com mais pessoas para traduzir um capítulo, contanto que seja entregue só um arquivo traduzido ao final. Lembre-se que ao colocar seu nome, estaremos contando com você.
  • Mande um e-mail para silvanacamboim@gmail.com, citando o capítulo escolhido. Será então enviado um e-mail com o arquivo .doc do capítulo
  • Traduza para o português. Aqui é importante frisar que a tradução deve ser tal qual o original, sem alterações ou adições de novas figuras ou texto, por exemplo. Os autores originais continuarão como autores dos capítulos.
  • Ao encerrar, envie o arquivo traduzido novamente para silvanacamboim@gmail.com
  • Uma ideia futura é também criar uma outra publicação, complementar à primeira, para as particularidades e história da cartografia no Brasil. Se você tem interesse sobre esta outra publicação, envie também por e-mail qual o tópico de seu interesse.
  • Sinta-se a vontade para divulgar a iniciativa!

As atividades do Ano Internacional do Mapa tem a seguinte coordenação:

Internacional – Bengt Rystedt / Brasil – Angélica di Maio (UFF).

Saudações cartográficas,

Silvana Camboim (UFPR)